Sobre o projeto
O projeto “RevelArtes: Mulheres em Cena” é fruto de um esforço coletivo entre artistas e pesquisadoras goianas. A partir da vivência feminina na cidade e da expressão de cultura e arte, a “Associação Cultura, Cidade e Arte” congregou mulheres que tem algo a dizer e a mostrar para a cena artística goiana. Através deste diálogo entre mulheres que possuem criatividade com as letras e com os corpos – corpos de diversas idades, formas e cores – surgiu a ideia deste projeto no contexto pandêmico, em que as diferenças entre pessoas se manifestam em forma de desigualdades, no qual a arte pode ser uma forma de mergulho pessoal e aguda observação social.
Objetivos
Nosso objetivo é claro: reconhecer, incentivar e criar uma plataforma que promova visibilidade às mulheres artistas, sejam elas cis ou trans, do Estado de Goiás. Queremos destacar suas trajetórias e o impacto das relações sociais e de gênero em suas carreiras.
Buscamos criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde as mulheres artistas de Goiás possam encontrar reconhecimento e oportunidades para contribuir com a cena artística local, nacional e mundial.
Junte-se a nós nesta emocionante jornada através de nossa websérie “Revelartes: Mulheres em Cena”, onde cada episódio é uma celebração da arte, da diversidade e do talento das mulheres goianas.
Webséries Temporada 01
Episódio 01: O bailado dás mulheres negras de Goiânia
Primeira bailarina negra de Goiânia e fundadora do Grupo Solo de Dança, Luciana Caetano, destaca a arte das mulheres negras nesse episódio em que ela apresenta artistas “que você precisa conhecer”. São elas Camila Ribeiro, graduanda da UFG em dança e Ingrid Costa, bailarina, coreógrafa e diretora do Instituto Bacae.
Episódio 02: Mulheres da periferia de Aparecida de Goiânia
A atriz Ludmyla Marques é formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestra em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), contadora de histórias e decidida pelo teatro dA oprimidA. Ela revela Nayara Ferreira, atriz e presidenta do Ponto de Cultura Cidade Livre; Creusa Nunes, agente cultural e ativista quilombola; e Erika Santos, estilista, arte-educadora e afro-empreendedora.
Episódio 03: Mulheres da zona rural de Pirenópolis
Carla Costa é artista iniciada no teatro goianiense, cantora, representante do Maracatu, com carreira de décadas, construída a partir de Goiânia, passando por Barra do Garças-MT, Recife. Ela apresenta as artistas Joelma Candida Rezende – Crochê – Fazenda Xibiu; Leila Silva – Crochê e Gastronomia (Bolos decorados, temáticos) – Povoado de Jaranápolis; e Letícia Karoliny Silva Feliciano – Crochê – Povoado de Jaranápolis.
Episódio 4: Feminizar e ampliar a cena goiana
Goianienses, geógrafas, educadoras e pesquisadoras das relações de gênero, com pesquisas e trabalhos publicados sobre mulheres em Goiânia, a partir do passo firme na cidade e das inquietações que levam à pesquisa acadêmica, Márcia Pelá e Daisy Caetano, apaixonadas pela cultura, impulsionadas pela arte, conversam com as artistas Carla Costa, Ludmyla Marques e Luciana Caetano.
Participe da segunda temporada da webseries RevelArtes: Mulheres em Cena. Para saber tudo sobre o edital e se inscrever, acesse a página do prêmio, leia o edital com atenção e envie a sua inscrição.
Não se esqueça: as incrições se encerram dia 20/06/2024.
Chame suas amigas e venha mostrar a sua arte. Estamos ansiosos para te conhecer.