O realismo mágico apaixonante de Socorro Acioli por Teresa Cristina Costa

Realismo mágico de Socorro Acioli: literatura nordestina, memória e encantamento | ACCA

O REALISMO MÁGICO APAIXONANTE DE SOCORRO ACIOLI

por Teresa Cristina Costa

O realismo mágico apaixonante de Socorro Acioli

“Mãe, você já leu Oração para Desaparecer, da Socorro Acioli? É bom demais!”

Foi minha filha caçula, a Manuela, uma jovem autora, formada em cinema e estudante de veterinária, de conhecimento eclético, e voraz comedora de livros, que me apresentou essa autora brasileira, nordestina, com uma obra premiada e deliciosa de ler.

Aliás, a maravilhosa Socorro Acioli tem um perfil no Instagram também muito bom de acompanhar. Além de culta, estudiosa, talentosa e afetuosa, ela é simpaticíssima. Sem contar que, acompanhar a literatura feita por mulheres, é sempre muito bom. Para nós, para elas e para o mundo.

Eu comecei a conhecer a obra dela por A Cabeça do Santo, que narra a história de um homem que se abriga na cabeça oca de uma estátua inacabada e passa a ouvir as preces das mulheres que rezam para o santo.

Socorro Acioli e o livro A Cabeça do Santo

A cabeça gigante de Santo Antônio ficou separada do corpo e caída em uma pequena cidade do sertão nordestino depois que foi montada no chão e seu peso gigantesco impediu a suspensão. Essa história é a base do livro e realmente ocorreu.

O projeto do livro foi aprovado para o último curso do mestre do realismo mágico Gabriel Garcia Marques, em Cuba. Fantástico, né?

O texto mistura elementos mágicos com a realidade, lendas populares e cultura nordestina.

A outra obra que eu li, da Socorro Acioli, é a que foi indicada pela Manuela: Oração para Desaparecer, a história de uma mulher sem memórias que busca reconstruir sua vida em um lugar desconhecido, apenas com a língua portuguesa como referência. Inspirada pelo caso de uma igreja soterrada por dunas no Ceará, a autora também explora a história e a religiosidade de um povoado. É envolvente e impactante.

Socorro Acioli lida com situações absurdas e extraordinárias e mistura temas como fé, amor, identidade e crítica social de maneira leve e acessível. Ela é jornalista por formação e Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Seus livros podem ser encontrados nas plataformas de e-books e nas livrarias físicas.

Acompanhe os projetos da Associação Cultura, Cidade e Arte (ACCA) aqui no site e nas redes sociais. Assine a plataforma e colabore para ver sempre dicas, conteúdos críticos, de autonomia feminina e de formação.

Assine a Plataforma ACCA
© ACCA – Associação Cultura, Cidade e Arte