Iletrados e longe dos livros
Esta crônica aborda a queda do hábito de leitura no Brasil e os impactos sociais desse cenário, tema aprofundado a seguir por Teresa Cristina Costa.
O Ziraldo, o criador do Menino Maluquinho, dizia que ler é melhor do que estudar. Ele deixava sempre claro a importância do estudo, destacando o que a leitura faz pela vida de todos nós.
A leitura é uma fonte inesgotável de aprendizado, melhora a escrita, expande o vocabulário, estimula a criatividade e a curiosidade e ajuda a formar senso crítico.
Sabia que, no Brasil, ler é um hábito cada vez mais raro?
Somente 47% da população, o equivalente a 93,4 milhões de pessoas, leram um livro nos últimos três meses.
Esses dados são da 6ª edição do estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2024.
O levantamento aponta ainda que 53% dos entrevistados não leram nem mesmo parte de uma obra nos três meses anteriores à pesquisa.
Se formos considerar somente livros inteiros lidos, nesse período de três meses anteriores à pesquisa, o percentual de leitores é ainda menor: 27% dos brasileiros.
Foi a primeira vez na série histórica que o estudo concluiu que a maioria dos brasileiros não leem livros.
E esse número representa uma inversão em relação a 2007, quando a maior parte da população (55%) ainda mantinha o hábito de consumir um conteúdo escrito.
Analfabetismo funcional e a queda do hábito de leitura no Brasil
Além do quadro dramático de redução do número de brasileiros familiarizados com as letras, é alarmante o avanço do analfabetismo funcional.
Dados indicam que 36% dos entrevistados relatam dificuldade de compreensão ou falta de concentração ante um texto.
Esse é um retrato desolador da educação brasileira, em que milhões de alunos frequentam a escola, mas não aprendem o mínimo necessário.
Uma nação de iletrados que evidencia e aprofunda as desigualdades e compromete o futuro das pessoas e do país.
Triste realidade que é também um desafio para os governos e a sociedade brasileira.
Assine a Plataforma ACCA
Veja também: Literatices: Palavra Solta com Teresa Cristina Costa — um programa da ACCA que celebra a literatura com leveza, humor e pensamento crítico, em conversas que aproximam leitoras e leitores do prazer de ler.
Leia também na ACCA:




